Economia

Segunda maior cidade de MS comemora geração de empregos

Marta Ferreira | 27/06/2014 11:28
Economia está aquecida em Dourados e recebe 4 novas empresas por dia, segundo prefeitura.
Economia está aquecida em Dourados e recebe 4 novas empresas por dia, segundo prefeitura.

O município de Dourados, a 224 km de Campo Grande, criou em maio 321 novos empregos. Foram 2.439 contratações contra 2.118 desligamentos, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). É o mesmo saldo de Campo Grande, mesmo com a grande diferença de população. Enquanto Dourados tem 200 mil habitantes, Campo Grande tem 830 mil.

O crescimento em Dourados, segundo observa a Prefeitura em material divulgado à imprensa, caminha na contramão do resultado do Estado, que fechou 406 postos de trabalho. É o terceiro pior resultado de criação de empregos nos últimos 12 anos em Mato Grosso do Sul.

Segundo os dados divulgados, em Dourados o crescimento na geração de empregos em maio em relação ao mês de abril, quando foram criados 278, é de 15,46%. O setor de serviços lidera a abertura de vagas, com 183 postos. Depois vem a indústria de transformação, com 107, e a construção civil, com 51. O comércio fechou 25 postos de trabalho.

Desenvolvimento - Para a Prefeitura de Dourados, a manutenção da geração do emprego está diretamente ligada à política econômica desenvolvida na cidade, administra por Murilo Zauith (PSB), com a criação de programas de incentivo e apoio ao comércio, serviços e indústria e capacitação de profissionais.

Na avaliação da administração, o principal fator para a criação de empregos foi o restabelecimento da credibilidade do município com a classe empresarial, depois do terremoto político vivido em 2010, quando o ex-prefeito Ari Artuzi, já falecido, renunciou após um escândalo e foi feita nova eleição, vencida por Murilo.

A partir daí, analisa a Prefeitura, os investimentos foram retomados. Hoje, segundo divulgado, Dourados recebe uma média de quatro empresas por dia.

Entre programas citados como geradores de empregos estão o “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, o APL Metalmecânico e o APL de Lingerie Moda Dourada, que incentivam a ampliação do parque empresarial do município. Também é incluída entre as iniciativas o programa Qualifica Dourados, que prepara os trabalhadores para ocupar os postos de empregos criados.

Existe, conforme divulgado pelo município, uma preocupação com a infraestrutura, melhorando constantemente o aeroporto para a ampliação dos voos, abrindo novos acessos, asfaltando a cidade e recapeando ruas para garantir melhores condições para o empresário.

Por meio da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), a prefeitura oferece apoio ao empresário na Sala do Empreendedor e pelo Ciat. Um outro programa, o “Alvará em 5 dias”, agilizam a tramitação e desburocratização dos processos.

Nos siga no