Economia

Sede do Programa de Microcrédito será inaugurada nesta quinta

Luciana Brazil | 10/12/2014 10:59

Depois de adiar a inauguração na semana passada, a prefeitura marcou para amanhã o lançamento da nova sede do Credigente, Programa de Microcrédito Produtivo e Solidário da Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande). Conforme a entidade, o evento acontece amanhã (11), às 8h30, na Avenida Eduardo Elias Zahran.

A Funsat informou que as chuvas dificultaram os preparativos para inauguração prevista inicialmente para o dia 4 deste mês. 

O novo espaço foi anunciado no primeiro semestre desse ano, como parte das ações do Programa Capital do Trabalho, lançado pelo prefeito Gilmar Olarte (PP). O programa objetiva revitalizar e ampliar o acesso à linhas de crédito, em cooperação com cinco entidades de classe em Campo Grande.

O Credigente, que até então funciona no prédio da Funsat, atenderá no prédio ao lado da fundação. O investimento para a reestruturação do banco, que pertence ao município, é de R$ 4, 5 milhões. As taxas de juros que vigoram desde julho deste ano giram em torno de 1,5% e são inferiores aos dos demais bancos que chegam a 2,5%.

O banco dá desconto nas taxas de juros para o empreendedor que paga em dia e as menores taxas são para trabalhadores da economia solidária e catadores que farão parte da UTR (Unidade de Tratamentos de Resíduos) do lixão da Capital.

Segundo o presidente da Funsat, Cícero Ávila, a nova sede é um espaço mais confortável aos clientes e vai potencializar os serviços oferecidos aos micro-empreendedores.

Em funcionamento desde 2003, o Credigente terá estrutura física moderna, com ambiente climatizado e equipe técnica treinada para atender os empreendedores locais.

Já foram lançadas novas linhas de crédito, além da redução da taxa de juros, que segundo Cícero, tornou o crédito mais barato para os empreendedores.

“A equipe técnica foi qualificada e ampliada para garantir um atendimento mais ágil para a população e novos convênios foram assinados com instituições parceiras visando a garantir a política de assistência e orientação ao crédito. Toda essa nova estrutura de atendimento amplia as possibilidades de consolidação dos micros empreendimentos financiados aumentando assim as possibilidades de geração de emprego e renda da população campo-grandense”, afirmou.

Ação - Além do empréstimo com recursos financeiros, o Credigente utiliza uma metodologia que visa a assegurar que o empreendedor tenha sucesso com a administração do crédito no seu empreendimento e em contrapartida também garanta baixos índices de inadimplência. Assim, é disponibilizado aos empreendedores que buscam o crédito, um cardápio de ações como palestras, visitas técnicas para levantamento socioeconômico e efetivação do crédito, bem como consultoria para acompanhamento pré e pós-crédito.

Beneficiários - As linhas de crédito atendem os empreendedores formais e informais com capital de giro, capital fixo e misto bem como os seguintes segmentos econômicos: moto taxistas, moto entregadores, vendedores ambulantes, empreendedores de economia solidária e microempreendedores individuais.

Conforme a entidade, o grande desafio enfrentado pela atual gestão do Programa foi a redução das taxas de inadimplência que atingiram níveis estratosféricos, sendo 52% para operações vencidas acima de 180 dias e 8,54% para créditos abaixo de 180 dias. Várias medidas foram adotadas para sanear tal inadimplência e em dezembro de 2014 conseguiu-se uma redução de 50% na inadimplência abaixo de 180 dias, caindo para 4,4%.

Assim, com tais medidas será possível em 2015 fazer a concessão de crédito chegar a todos os recantos da nossa cidade e também nos Distritos de Campo Grande, para dinamizar e potencializar os micros e pequenos negócios, para quem o crédito passa a ser fundamental para sua viabilidade e consolidação.

Participam da solenidade o prefeito e o diretor -presidente da Funsat. A sede do Credigente fica na Avenida Eduardo Elias Zahran, 1557, Jardim TV. Morena, ao lado da Agência Municipal de Empregos da Funsat.

Nos siga no Google Notícias