Renault tem dez dias para explicar fechamento de loja na Capital
O Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) notificou a empresa Renault para prestar esclarecimentos, no prazo de dez dias, sobre o fechamento da concessionária Buritis, revendedora da marca em Campo Grande. A notificação decorre de diversas reclamações de clientes prejudicados com o encerramento das atividades da loja no fim do mês de setembro.
Um dos consumidores que procurou o Procon relatou, de acordo com o órgão, que não consegue consertar um carro seminovo, comprado na concessionária, porque não há loja autorizada para o serviço. O veículo apresenta problemas no freio e já passou da quilometragem para revisão.
Além da Renault, outra fornecedora, a Doeler Distribuidora de Veículos também foi notificada pelo Procon. As empresas devem explicar as razões do encerramento repentino das atividades, se é provisório ou definitivo e se há alguma tratativa que possibilite a continuidade dos serviços prestados na Capital.
De acordo com o Procon, devem ser informados, ainda, os procedimentos a serem observados para suporte técnico, inclusive, quanto à realização das revisões contratualmente exigidas.
O Procon questiona as medidas operacionais adotadas para suprir a demanda local e alternativas para suporte e atendimento técnico, como a designação de outra oficina formalmente credenciada pelo fabricante.
Caso o fechamento tenha sido definitivo, as empresas deverão informar quais os direitos assegurados aos consumidores diante da falta de concessionária autorizada para o atendimento e as medidas que serão implementadas para o fornecimento de orientação aos consumidores prejudicados.