Economia

Redução do ICMS do diesel pode ser concedida ainda neste ano, diz Azambuja

Governador vai iniciar estude este ano para avaliar as possibilidades

Juliene Katayama | 14/03/2015 15:02
Paralisação de caminhoneiros por causa do aumento do preço do combustível gerou prejuízos a MS (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Paralisação de caminhoneiros por causa do aumento do preço do combustível gerou prejuízos a MS (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que já vai iniciar o estudo para reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) do óleo diesel e, se for possível, poderá conceder o benefício ainda neste ano.

“Vamos fazer o estudo e se for possível dar o benefício ainda neste ano, faremos. Se não ficará para o próximo ano”, afirmou Azambuja.

Segundo o governador, caminhoneiros e transportadoras querem que o imposto se iguale ao estado vizinho, São Paulo, cuja tributação é de 12%. No Estado, o índice é de 17%. “Foi uma promessa e vamos fazer o estudo. Se for possível chegar a 12%, atenderemos o desejo deles. Isto vai melhorar a competitividade e a produtividade do Estado”, explicou o tucano.

O governador também estuda reduzir o imposto estadual de outros combustíveis. Mas ele quer a garantia de que o benefício será repassado ao consumidor. Azambuja chegou a dizer que o preço dos combustível no Estado é alto porque as empresas não querem reduzir a margem de lucro.

Nos siga no