Economia

Receita Federal recebeu 29,2 milhões de declarações de imposto no prazo

O volume superou a estimativa de 28,8 milhões de contribuintes em todo o país

Ricardo Campos Jr. | 01/05/2018 11:28
Layout do programa usado para fazer a declaração do imposto (Foto: reprodução)
Layout do programa usado para fazer a declaração do imposto (Foto: reprodução)

A Receita Federal recebeu 29.269.987 declarações do Imposto de Renda em todo o país até o fim do prazo, nessa segunda-feira (30). O volume superou a estimativa de 28,8 milhões de contribuintes que foram obrigados a acertar as contas com o leão este ano.

Em Mato Grosso do Sul, a delegacia regional do órgão ainda não divulgou o balanço final em razão do feriado de 1º de maio.

Conforme a Agência Brasil, o número de declarações foi 1,63% maior do que em 2017, quando foram entregues 28.524.560 documentos. O órgão acredita que a causa do aumento foi a iniciativa de mais cidadãos em entregarem as fichas dentro do prazo.

Optaram em usar smartphones e tablets para acertar as contas com o leão 317.920 contribuintes. Isso equivale a apenas 1,1% do total de declarantes.

As restituições para quem obedeceu as datas começam a ser pagas no dia 15 de junho. O último lote está previsto para o dia 17 de dezembro. Quanto mais cedo a declaração foi enviada, maiores as chances do dinheiro ser depositado nas primeiras remessas.

Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Quem perdeu o prazo só poderá enviar a declaração a partir das 8h desta quarta-feira (2). Essas pessoas serão multadas em 1% do imposto devido por mês de atraso até o limite de 20% do tributo total ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.

O sistema para envio das fichas será o mesmo, que será atualizado para gerar o boleto com a penalidade. Ele pode ser instalado em computadores ou celulares.

Nos siga no