Economia

Puccinelli discute reforma tributária com Sandro Mabel

Redação | 21/05/2009 08:37

O governador André Puccinelli (PMDB) tomou café da manhã hoje ao lado do deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), relator da Reforma Tributária na Câmara. O encontro ocorreu no apartamento do deputado Waldemir Moka (PMDB), em Brasília.

Puccinelli embarcou na tarde de ontem para dedicar está quinta-feira ás discusssões sobre a reforma, que está prestes a entrar em votação.

A proposta já foi aprovada pela comissão especial que analisou o assunto, mas ainda precisa ser votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.

A expectativa é de entrada em pauta até o fim deste mês. A proposta da reforma tributária foi retirada de pauta no fim do ano passado por falta de acordo, que ainda não foi fechado.

O debate foi retomado em março. O relator Sandro Mabel tem dito que a base aliada está unida, mas sempre destacou a resistência de bancadas como a do PMDB do Mato Grosso do Sul, contraria a itens que representaram prejuízo á arrecadação do Estado, principalmente a de tributação de ICMS no destino e não mais na origem.

Os detalhes sobre o que foi conversado na manhã de hoje ainda não foram repassados.

A reforma também prevê a criação do Imposto sobre Valor Adicionado Federal, a unificação das 27 leis estaduais sobre o ICMS em uma única legislação e a desoneração de alimentos, produtos de higiene, limpeza e de consumo popular, entre outros pontos.

No início deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou aos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para que priorizem a discussão e votação e às reformas tributária e política.

Nos siga no Google Notícias