Economia

Projeto visa criação de pólo da lingerie em Dourados

Francisco Júnior | 12/05/2012 17:37
Prefeito Murilo (o segundo da direita para a esquerda) na reunião com os empresários do setor. (Foto:A. Frota)
Prefeito Murilo (o segundo da direita para a esquerda) na reunião com os empresários do setor. (Foto:A. Frota)

A prefeitura de Dourados lançou um projeto para a criação do pólo da Lingerie no município. O APL (Arranjo Produtivo Local) foi apresentado peço prefeito Murilo Zauith a oito empresas do setor que atuam na cidade.

O prefeito sugeriu aos empresários a criação de uma entidade específica ou, até mesmo, uma cooperativa para gerenciar o projeto. O prefeito entende que dentro do próprio Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul de Mato Grosso do Sul, poderia ser criado um setor específico para lingerie.

Murilo citou o Frigorífico do Peixe, onde a prefeitura ofereceu toda a estrutura e suporte para a implantação e vai repassar o gerenciamento para a cooperativa da categoria. O prefeito informou que a prefeitura não tem condições de administrar, mas pode executar todo o projeto. “Só é preciso que vocês se organizem, apresentem um projeto, que estamos à disposição para oferecer as condições necessárias”.

Na APL, as empresas vão receber todo o apoio para se organizar, se qualificar e crescer de forma sustentável. O programa prevê formação em processos de produção e gerencial, design e desenvolvimento de coleção e ainda preparação para o mercado.

Na próxima reunião será retomada a discussão da criação do centro de capacitação de mão de obra, um dos principais problemas para o desenvolvimento desse setor. Entre os parceiros estão o Sinvesul, Senai, o Sebrae, Senac e Fiems.

Nos siga no