Economia

Programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2012 está disponível

Fernando da Mata | 24/02/2012 08:57

Entretanto, a entrega da declaração só poderá ser feita a partir das 7h (de MS) do dia 1º de março, com prazo até às 22h59 de 30 de abril

Os contribuintes já podem baixar o programa da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) deste ano no site da Receita Federal.

Entretanto, a entrega da declaração só poderá ser feita a partir das 7 horas (horário de MS) do dia 1º de março, com prazo até às 22h59 (de MS) de 30 de abril.

O contribuinte pode enviar a declaração pelo site da Receita Federal, mediante a utilização do programa de transmissão Receitanet, ou entregá-la em disquetes nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Segundo a Receita Federal, a expectativa é que o número de declarações este ano atinja 25 milhões, superando as 24,3 milhões enviadas em 2011.

O contribuinte que não entregar a declaração no prazo ficará sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. Terá como valor mínimo R$ 165,74; máximo, 20% do IR devido.

Para baixar o programa gerador da declaração do IR e outras informações, acesse o site da Receita (

Nos siga no Google Notícias