Economia

Programa de capacitação visa aumentar ganhos na suinocultura

Intenção é orientar produtores sobre legislações, gerenciamento e competição no mercado

Leonardo Rocha | 09/11/2019 15:50
Programa visa melhorar setor de suinocultura (Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)
Programa visa melhorar setor de suinocultura (Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)

O programa de capacitação e assistência técnica do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) na área de suinocultura, busca melhorar os índices de ganho aos produtores e assim expandir o setor em Mato Grosso do Sul. No primeiro ano de qualificação houve um aumento no quesito financeiro de 11%, ultrapassando a meta que era de 7%.

“Em dez meses, ultrapassamos a meta pré-estabelecida. No levantamento de informações obtidas inicialmente das propriedades atendidas, o índice financeiro estava em 87% e alcançamos 98%. Isso mostra que, com as consultorias e as capacitações, os suinocultores compreendem o real custo de produção por animal”, descreveu a coordenadora do programa, Fernanda Oliveira.

Estes indicadores positivos foram apresentados pelo próprio Senar-MS, com a participação da Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores). Uma das ações desta iniciativa é que os produtores rurais deste setor possam receber orientações sobre legislações ambientais, trabalhistas, segurança do trabalho, assim como gerenciamento da atividade e medidas para tornar as granjas mais competitivas no mercado.

“O projeto tem nos proporcionado um aprendizado muito importante, ajudando a conhecer melhor nossas propriedades, principalmente na parte financeira. Ter os números na mão facilita muito a tomada de decisão”, destacou o presidente da Asumas, Alessandro Boigues.

Para próxima edição em 2020, a meta é melhorar o índice de sustentabilidade, com a inclusão de itens de avaliação nas propriedades, como bem-estar animal, descarte de animais mortos, fortalecimento das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração). Neste primeiro ano foram atendidos (programa) 121 suinocultores.

Nos siga no