Economia

Produção de 13,3 milhões de toneladas confirma safra recorde de soja em MS

Volume representa um aumento de 17,8% se comparado com a safra passada

Jhefferson Gamarra | 27/04/2021 12:55
Área destinada ao cultivo de soja em Mato Grosso do Sul aumentou em 4%  (Foto: Arquivo)
Área destinada ao cultivo de soja em Mato Grosso do Sul aumentou em 4%  (Foto: Arquivo)

Balanço apresentado nesta terça-feira (27), mostra que Mato Grosso do Sul superou as expectativas previstas e atingiu recorde histórico na produção de soja 2020/2021, com produção estimada 13,3 milhões e produtividade média de 62,8 sacas por hectare. O volume representa um aumento de 17,8% se comparado com as 11,3 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/2020. 

Os dados foram levantados pelo Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) e apresentados pelo secretário Jaime Verruck, diretor-presidente da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e pelo presidente da Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS, André Dobashi.

De acordo com o titular da Semagro, os números refletem o preparo do produtor, aliado com investimentos estratégicos. "Adotando informações e com crédito no momento correto, os produtores têm feito esse trabalho excelente que representa aumento da atividade econômica de todo o Estado".

Toda a produção se deu em 3.5 milhões de hectares de terras em todos Mato Grosso do Sul, um aumento territorial de 4% em relação a safra passada. Ponta Porã foi o município que mais expandiu a área cultivada com soja, com 15 mil novos hectares, seguido com Nova Andradina com 12 mil hectares. 

O monitoramento da produção em Mato Grosso do Sul foi realizado com oito técnicos de campo e três técnicos internos. Foram realizadas 2.139 visitas presenciais em 1.202 propriedades rurais destinadas ao cultivo. "Esses números mostram a capacidade de monitorar o desenvolvimento da safra com qualidade e precisão", explicou o presidente da Aprosoja/MS.

Nos siga no