Economia

Procon multa comércios com produtos vencidos há 15 meses

Um supermercado e um açougue e padaria foram flagrados com produtos vendidos com data de vencimento de agosto de 2017

Izabela Sanchez | 14/11/2018 11:48
No açougue produtos estavam vencidos há 15 meses (Divulgação/Procon)
No açougue produtos estavam vencidos há 15 meses (Divulgação/Procon)

Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) à um açougue e panificadora no Portal Caiobá. A visita da Superintendência também flagrou produtos vencidos em um supermercado na Vila Belo Horizonte.

Superintendente do Procon, Marcelo Salomão afirma que o tempo de vencimento de quase dois anos configura situação grave. Os estabelecimentos devem ser multados e os valores podem alcançar até R$ 10 mil.

“Serão multados. O tempo que nos chamou atenção e a multa pode chegar até 10 mil reais. Inclusive hoje a tarde vou fazer uma nova visita, para ver não está havendo reincidência. Quando tem produto vencido é uma prática muito séria, pode causar dano à saúde, 15 meses é um absurdo”, comentou.

No açougue, foram encontrados produtos vencidos em agosto, outubro e dezembro de 2017, e as equipes descartaram 103 unidades de produtos diversos, principalmente temperos e rações para cães. No supermercado foram descartados 39 unidades, incluindo linguiça, queijo, batata frita, farinha de trigo entre outros.

O descarte, conforme o Procon, ocorre na presença dos responsáveis pelos estabelecimentos. Além dos autos de infração, os locais receberam recomendações sobre a maneira adequada para armazenamento e os cuidados para que não exponham para venda os produtos vencidos.

Nos siga no