Economia

Prefeitura cria comissão que vai definir projeto para efetivar porto seco

Marta Ferreira | 27/04/2011 14:47

A Prefeitura criou hoje uma comissão que vai analisar projetos para a efetivação do Terminal Intermodal, projeto idealizado ainda na administração do governador André Puccinelli em Campo Grande. A tarefa da comissão será analisar os projetos que serão oferecidos para concretizar a infraestrutura do Porto Seco, como também é conhecido o empreendimento, e depois preparar a licitação para definir o responsável pelas obras e por gerir o terminal.

Localizado na saída para Sidrolândia, próximo ao lixão de Campo Grande, o terminal já teve a estrutura básica executada pela Prefeitura, com recursos de R$ 23 milhões do Governo Federal, em uma área de 60 hectares.

A estrutura já implantada inclui sistema de água e esgoto, arruamento, eletricidade. Além disso, já é possível ver um estacionamento pavimentado para veículos pesados, bem ao lado da ferrovia e do anel rodoviário, que recebeu alças de acesso ao espaço.

O objetivo da prefeitura com o terminal é criar uma espécie de entreposto para o escoamento de produtos, integrando ferrovia, rodovia e hidrovia. No futuro, a ideia é integrar, ainda, o transporte de cargas por avião, com construção de um novo aeroporto em Campo Grande.

A prefeitura pleiteia, ainda, a implantação de uma estrutura alfandegária pela Receita Federal, o que dará ao terminal a condição de Porto Seco, reduzindo custos para o escoamento de produtos.

Localizado ao lado de ferrovia, terminal já tem estrura básica pronta, como estacionamento para caminhões. (Foto: João Garrigó)
Localizado ao lado de ferrovia, terminal já tem estrura básica pronta, como estacionamento para caminhões. (Foto: João Garrigó)

Projeto A comissão criada hoje ficará responsável por definir o melhor projeto para a efetivação do terminal. Para a definição desse projeto, será feita uma chamada pública.

Definido o projeto considerado o melhor, vai ser aberta licitação para a escolha da empresa que vai implantar a estrutura, que inclui, por exemplo, áreas para a estocagem de produtos em coiteneres.

Segundo informações da assessoria executiva do prefeito de Campo Grande,

Nelson Trad Filho (PMDB), responsável por tocar o empreendimento, a previsão

é de que até o fim do ano, seja assinado o contrato com a empresa que vai gerenciar o terminal.

Essa empresa deverá receber uma concessão para explorar o local.

Nos siga no