Economia

Preço sobe acima da inflação, mas venda de panetone pode crescer 15%

Mariana Lopes | 15/10/2013 14:59
Panetone da Bauducco está a venda a R$ 15,30, enquanto no mesmo período de 2012, o produto custava R$ 14,90 (Foto: Cleber Gellio)
Panetone da Bauducco está a venda a R$ 15,30, enquanto no mesmo período de 2012, o produto custava R$ 14,90 (Foto: Cleber Gellio)

Faltando ainda mais de dois meses para o Natal, as redes de supermercados de Campo Grande antecipam as vendas de panetones e esperam aumento de até 15% em relação ao período do ano passado. Contudo, o produto veio com reajuste no preço acima da inflação em algumas lojas.

De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação oficial acumulada nos últimos 12 meses é de 5,84%. Nos supermercados da Capital, o panetone chegou às prateleiras neste ano com reajuste de até 8%.

Segundo o gerente de operações do Comper, Raimundo Batista, panetone da Bauducco, por exemplo, custava R$ 14,90 no ano passado, e em 2013 o mesmo produto está por R$ 15,30, o que representa um reajuste de 2,68%.

A rede Comper, a maior de supermercados de Campo Grande, começou a vender o panetone aproximadamente 10 dias antes do que no ano passado. A estratégia, segundo Batista, é para reforçar a exposição do produto, que chegou às lojas antes mesmo da retirada das promoções para o Dia das Crianças.

Apesar de o preço estar mais alto, a rede aposta que a venda também deve subir neste ano. Conforme informações do gerente de operações, a rede fez pedido de 15% a mais de panetone, em relação a 2012.

Na rede de hipermercado Extra, panetones de várias marcas já estão expostos pelas prateleiras. Segundo a assessoria de imprensa, a expectativa é de vender até 11% a mais do produto em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o comprador da rede campo-grandense de supermercados Pires, Marcos dos Santos, o panetone deve chegar às lojas daqui a 15 dias ainda, com reajuste de pelo menos 8% sob o valor do produto em relação ao ano anterior.

O comprador da rede Pires afirma que o volume do panetone não foi alterado em relação ao pedido feito em 2012. Por se tratar de um produto sazonal, ele explica que preferiram manter a quantidade a ter sobras no estoque.

Nos siga no