Economia

Preço da energia fica maior em cinco cidades de MS

Redação | 25/08/2009 17:00

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou, nesta terça-feira, o reajuste das tarifas de energia da Elektro, que atende cinco municípios de Mato Grosso do Sul: Três Lagoas, Anaurilândia, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selviria. O reajuste, que já começa a vigorar na próxima quinta-feira (27), é de 3,66% para o consumo residencial e de 6,67% a 10,76% para a classe industrial.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, os percentuais de reajuste refletem, principalmente, o aumento dos custos com a compra de energia através de leilões e pelo aumento da cotação do dólar.

A Aneel afirma ainda que o reajuste tarifário está previsto nos contratos de concessão das distribuidoras e é calculado com base na variação dos custos de operação da empresa, sobre os quais incide o IGP-M, e itens como encargos de transporte de energia (transmissão e distribuição).

Também é levado em conta a projeção de despesas com a energia necessária ao atendimento do mercado da distribuidora nos 12 meses subsequentes.

Nos siga no Google Notícias