Economia

Plantão “Black Friday” termina com apenas 19 autuações

Ofertas não cumpridas e filas nos estabelecimentos estão entre as principais queixas dos consumidores

Tainá Jara | 27/11/2020 18:16
Fiscalização móvel foi instalada na região central de Campo Grande, onde comércio é intenso (Foto: Silas Lima)
Fiscalização móvel foi instalada na região central de Campo Grande, onde comércio é intenso (Foto: Silas Lima)

Dois dias de plantão para fiscalização da “Black Friday”, realizados pelo Procon municipal e estadual, encerraram com 19 autuações, 52 reclamações e 121 orientações. Ofertas não cumpridas e filas nos estabelecimentos estão entre as principais queixas dos consumidores.

Nesta sexta-feira, foram registradas 30 reclamações, 58 orientações e sete denúncias. Ontem, clientes procuraram os fiscais para fazer 22 reclamações, 63 orientações e sete denúncias.

A reclamações são averiguadas pelas equipes de fiscalização e, caso verificada irregularidade, os estabelecimento são autuados. 

De acordo com o superintendente do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão, todas as empresas autuadas terão 15 dias para se manifestar e fazer sua defesa.

Em casos mais graves pode haver multas para os lojistas, e em casos severos é possível até a suspensão temporária da atividade comercial, mas segundo o subsecretário do Procon CG, são casos raros.

De acordo com o superintendente do Procon CG, Vinícius Alves Corrêa, logo pela manhã, consumidora relatou  divergência de preço e números reduzidos de caixa na Lojas Americanas. Após o ato fiscalizatório, o problema foi imediatamente resolvido pela loja. de

Na loja Bate Preço,  a denúncia era a falta de caixa prioritário. O problema também resolvido logo depois pedido das autoridades. 

A fiscalização também fez orientação aos consumidores  e comerciantes da área, onde foi distribuído mais de mil panfletos contento orientações para o consumidores e fornecedores.

As fiscalizações foram realizadas com unidade móvel instaladas no centro da cidade, na rua Barão do Rio Branco, entre 14 de Julho e Calógeras.



Nos siga no