Economia

Petrobras reajuste preço do diesel, mas gasolina permanece igual

Nyelder Rodrigues | 05/01/2017 21:28

O GEMP (Grupo Executivo de Mercado e Preços) da Petrobras, detentora de maior parte do mercado de combustíveis do país, decidiu elevar a partir de amanhã (6) o preço do diesel nas refinarias em 6,1%, o que pode impactar no preço final do combustível, afetando valor de fretes e o preço de vários os produtos.

Diferente das outras reuniões, que são realizadas mensalmente, o preço da gasolina nas refinarias permanece inalterado - porém, isso não significa que distribuidoras e postos de combustíveis não possam fazer reajustes, fazendo com que o valor aumente ao consumidor final das bombas.

Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 3,8% ou cerca de R$ 0,12 por litro em média.

Conforme a nota, a decisão foi tomada levando em consideração, principalmente, o efeito da elevação dos preços do petróleo nos mercados internacionais, além da valorização do real desde a última revisão de preços.

"As revisões anunciadas hoje refletem também movimentos sazonais nas cotações globais dos derivados, com os preços do diesel respondendo a uma maior demanda em função de inverno no hemisfério norte", frisa a nota.

Nos siga no Google Notícias