Economia

Pesquisa revela que areia de MS tem qualidade para uso em indústrias

Priscilla Peres | 06/11/2014 10:56
Estudo aponta que produto é indicado para a fabricação de vidro, argamassa, pisos cerâmicos e esmaltados. (Foto: Fiems)
Estudo aponta que produto é indicado para a fabricação de vidro, argamassa, pisos cerâmicos e esmaltados. (Foto: Fiems)

Uma pesquisa feita pelo LabSenai Cerâmica, do Senai de Rio Verde - distante 207 km de Campo Grande, analisou a qualidade da areia quartzo encontrada em municípios da região norte do Estado e descobriu que há um grande potencial industrial no local, já que a areia pode ser usada na fabricação de vários produtos.

Ficou constatado que a areia dos municípios Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Rio Negro, Rio Verde e Corguinho pode ser usada na fabricação de vidros, argamassa para a construção civil, moldes para fundição de metais, pisos cerâmicos e esmaltados.

Para o gerente do Senai de Rio Verde, Valter Costa, o resultado é bastante positivo para a região que poderá ampliar sua produção industrial. “Com o resultado, foi possível avaliar que a região possui um grande potencial para a implantação desses produtos, principalmente, nas cidades de Coxim e Rio Verde, que apresentaram melhor qualidade na areia”, disse.

Iniciado em agosto de 2012 e finalizado em outubro deste ano, o estudo foi realizado com recursos do CNPq e desenvolvido em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com o nome de Projeto de Desenvolvimento de Tecnologia de Processamento e Uso Sustentável de Areias Industriais em Mato Grosso do Sul.

O coordenador da pesquisa, professor Antônio Pedro Novaes de Oliveira, acredita que o resultado pode servir como base para um plano de negócios que vai contribuir para a atração de novas indústrias. “É necessários adotar políticas para atrair investimentos e empresas para a região”, comentou.

Banco de dados - O estudo é o primeiro passo para a criação de um banco de dados para fortalecer o desenvolvimento da região, contribuindo para atrair indústrias interessadas em explorar a areia nativa do Estado.

O banco de dados ficará à disposição das indústrias de todo o país, servindo para indicar os usos apropriados para as propriedades apresentadas e, assim, evitar desperdícios com a utilização da matéria prima com alta qualidade para fins de baixo valor agregado. Hoje, a areia encontrada na região norte do Estado é utilizada apenas pela construção civil como mistura para o cimento e.

Nos siga no