Economia

Pesquisa mostra que quatro cidades terão FPM maior em 2014 no Estado

Edivaldo Bitencourt | 20/11/2013 10:56

Levantamento da CNM (Confederação Nacional de Municípios) mostra que o aumento no número de moradores vai ampliar o índice do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de quatro cidades em Mato Grosso do Sul. Dos 78 municípios analisados, 74 não vão ter alteração no percentual.

Conforme a entidade, dos 79 municípios, um perdeu população neste ano e 78 ganharam em relação ao ano passado. Os números são divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e usados como parâmetros para calcular o rateio do fundo.

A CNM também calculou qual o número de habitantes a cidade precisa ganhar para elevar a participação no FPM. Em Mato Grosso do Sul, cinco cidades vão elevar o índice se o número de habitantes tiver acréscimo de 500 pessoas.
A maior parte, 41 municípios, só conseguir uma participação maior se ganhar de 2 mil a 5 mil habitantes. Para 17, a dificuldade será ainda maior, já que serão necessários mais de 5 mil moradores.

No País, 449 cidades vão ter um índice maior em 2014, enquanto cinco vão perder e 5.091 vão ter a mesma participação deste ano.

Nos siga no Google Notícias