Economia

Pesquisa indica consumidor mais seguro no emprego, mas cauteloso nas compras

Marta Ferreira | 22/11/2012 15:08

O campo-grandense está mais seguro com o emprego, porém mais cauteloso com os gastos, aponta a pesquisa de Intenção de Consumo da Família, divulgada nesta tarde. Segundo o levantamento, dos entrevistados, 56,% se disseram mais seguros no emprego e 7,1,7% otimistas.

A intenção de consumo recuou 9,5% neste mês de novembro comparado a outubro. Para o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio e Bens, Serviços e Turismo), Edison Ferreira de Araújo, é um sinal de que o consumidor está pensando antes de gastar. “Neste momento os consumidores estão mais diligentes com suas finanças e procurando saldar dívidas para então ir às compras de fim de ano. Isso porque nossas pesquisas sazonais mostram que o nosso consumidor tem o hábito de fazer compras de presentes à vista”.

Dos entrevistados, 57% disseram que a renda está melhor que em igual período do ano passado. O índice que mede o consumo atual caiu, em 4%, e neste mês de novembro 36,7% disseram que estão comprando mais que no mesmo período de 2011. Outros 32,2% disseram ter mantido o nível de consumo e 30,9% apontaram redução.

Nos siga no Google Notícias