Economia

Pelo 2º ano prefeitura mantém desconto menor para IPTU pago em fevereiro

Ricardo Campos Jr. | 28/11/2015 11:30

Desconto maior do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) valerá somente para quem conseguir pagá-lo até o dia 11 de janeiro. As datas dos vencimentos do tributo à vista ou parcelado foram divulgadas ontem no Diário Oficial da Capital. A tática adotada por Alcides Bernal (PP) foi implantada por Gilmar Olarte (PP) em 2014 como forma de aumentar a arrecadação.

A lógica dos descontos seguirá a mesma regra. Quem conseguir quitar o imposto de uma só vez no começo de 2016 terá 20% de dedução e quem o fizer até o dia 12 de fevereiro terá 10%.

Quem optar em parcelar o valor terá 5% de desconto. O tributo poderá ser dividido em até dez vezes dependendo do valor.

O contribuinte que discordar da quantia a ser paga poderá solicitar revisão mediante requerimento devidamente fundamentado e protocolizado até o dia 10 de março de 2016. Se a reclamação for julgada improcedente, o cidadão perde o desconto e deverá efetuar o pagamento com juros de mora.

A prefeitura espera arrecadar de R$ 250 milhões a R$ 280 milhões com o IPTU. Bernal afirma que a quantia corresponde a uma taxa de adimplência de 95,8% dos contribuintes da cidade.

Decreto estabeleceu o índice de reajuste em 9,57% junto com a alteração do valor venal dos imóveis. Isso significa que em janeiro de 2016, os contribuintes terão o imposto aumentado em quase 10%.

Nos siga no Google Notícias