Economia

Para parcelar sem juro no cartão, bancos querem taxa extra de lojista

Francisco Júnior | 26/09/2012 11:15

Os bancos estudam cobrar uma taxa extra do estabelecimento comercial que vender produtos parcelados sem juros. Pagará mais quem parcelar por um prazo maior. A medida está sendo discutida por Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander com o governo federal.

A alternativa passou a ser discutida há dois meses, quando os bancos viram que não teriam como resistir às pressões contra os juros "escorchantes", nas palavras de Guido Mantega (Fazenda).

Hoje, o lojista oferece o financiamento ao cliente, recebe o valor da compra a prazo, mas quem arca com o risco da inadimplência é o banco, emissor do cartão. Para os bancos, quanto maior o número de parcelas maior é o risco de calote.

A proposta de acabar com as compras parceladas sem juros não evoluiu porque, se fosse extinta, o comércio resgataria o cheque pré-datado. A ideia é iniciar a cobrança, gradativamente, a partir do ano que vem para não comprometer o Natal.

Ainda não há definição sobre como calcular esse risco que será dividido com os lojistas. (Com informações da Folha Online)

Nos siga no Google Notícias