Economia

Para evitar desabastecimento, Governo reduz mistura de álcool na gasolina

Vinícius Squinelo | 29/08/2011 21:08

O Governo Federal anunciou que vai reduzir a mistura de álcool na gasolina de 25% para 20%. Segundo informações da Agência Brasil, a decisão foi tomada no início da noite desta segunda-feira (29) numa reunião no Palácio do Planalto entre a presidente Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro; e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

A medida deve entrar em vigor no dia 1º de outubro e vai valer por tempo indeterminado. Segundo o Governo, o novo índice de mistura para evitar o risco de desabastecimento de etanol no mercado brasileiro e o aumento do preço do produto para o consumidor. A oferta do combustível não vem acompanhando a demanda nos postos.

Devido à mistura, o aumento do preço do etanol também estava impactando no preço da gasolina. Em MS, segundo pesquisa realizada neste mês pelo Procon, o preço da gasolina varia entre R$ 2,45 e R$ 2,79.

Mesmo sendo um dos maiores produtores de etanol do Brasil, o preço deste combustível é não compensa, se realizado a comparação com a gasolina.

Nos siga no Google Notícias