Economia

Operadoras vão cortar internet de quem atingir 100% do pacote contratado

Priscilla Peres e Michel Faustino | 26/12/2014 16:51
A partir de janeiro clientes terão internet cortada ao fim da franquia. (Foto: Marcos Ermínio)
A partir de janeiro clientes terão internet cortada ao fim da franquia. (Foto: Marcos Ermínio)

A partir de janeiro, quando o cliente usar todo seu pacote de internet móvel o serviço será cortado. A pessoa só volta a ter internet com o início do pacote do mês seguinte ou a contratação de mais um plano. A decisão das quatro operadoras de telefonia móvel entra em vigor em janeiro de 2015.

As operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, alegam que a prática é feita em outros países e a redução da velocidade da internet após o termino do pacote contratado, modalidade praticada atualmente, pode gerar uma impressão negativa sobre o serviço prestado.

Porém, para poder cortar a internet quando o pacote acabar, a operadora precisa avisar seu cliente com no mínimo 30 dias de antecedência e ainda mandar alertas quando o pacote chegar em 80% e quando alcançar os 100% da capacidade.

Para os consumidores a mudança é ruim e vai gerar ainda mais gastos com a internet móvel. “Eu acho isso um absurdo. Já estava com essa chatice de reduzir a internet, agora vai cortar? É o fim da picada. Cada dia mais ficamos refém dessas operadoras que só querem ganhar cada vez mais e oferecem serviços de péssima qualidade. Querem obrigar as pessoas a gastar ainda mais com isso”, afirma o balconista João Fernandes Nunes, 31.

O motorista Lucie Alves dos Santos, 23, destaca que o serviço está ruim. "Eu utilizo mais de duas operadoras e o serviço é ruim em todas. Eu pago R$ 0,75 no meu plano, mas não dura nada e eu tenho que ficar colocando mais e mais toda hora e a velocidade é lenta do mesmo jeito. Da forma que está vai acabar dando na mesma se cortarem ou deixaram aberta”, disse.

Para o farmacêutico Fernando Barros, 26, “medidas como esta só comprova que não temos para onde correr. Infelizmente precisamos usar o serviço e se quisermos continuar usando teremos que pagar ainda mais toda vez que os dados acabarem”, disse.

Prazo - A Claro vai cortar a internet de quem atingir os 100% do pacote contratato a partir do dia 28 de janeiro e a Vivo, que já implantou a medida no RS e em MG, vai ampliar para todos os clientes= a partir do dia 30 de janeiro.
A TIM estabeleceu o dia 15 de janeiro e os clientes da Oi dos planos pré-pago e controle, desde o dia 9 já terão a internet cortada.

Nos siga no