Economia

Número de famílias endividadas em Campo Grande segue caindo

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor foi divulgada nesta quarta-feira (8)

Ana Paula Chuva | 08/06/2022 12:44
Pessoa usando calculadora para somar dívidas (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)
Pessoa usando calculadora para somar dívidas (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)

Pelo segundo mês seguido, o percentual de famílias endividadas em Campo Grande registrou queda. Os dados são da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) nesta quarta-feira (8).

Conforme o levantamento, em maio a redução foi de 60,6% contra 61,8% em abril, o que representa uma redução de 1,2%. Já em março o índice foi de 62,7%. Em relação a maio do ano passado a queda é ainda maior já que o percentual era de 68,1%.

Em números absolutos, significa que na Capital, 193.209 famílias estavam endividadas em maio. Os itens que mais comprometem o orçamento dessas famílias são cartão de crédito (70,4%), carnês (20,9%) e financiamento de casa (15,5%).

Do total, 28,9% das famílias têm contas em atraso e 12,2% não terão condições de pagar as dívidas.

“Esses números são importantes pois mostram uma reação neste cenário econômico– ainda que tímida –, pois há um percentual de famílias que voltam a ter crédito. Em março, eram 15,5% das que não tinham condições de pagar a dívida. Apesar de ainda estarmos em um cenário instável, são números que apontam um segundo semestre mais favorável para o comércio”, afirmou a  economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio, Regiane Dedé de Oliveira.

Nos siga no