Economia

Número de empresas abertas em MS no mês de abril é o menor em 11 anos

No mês passado, foram abertos 425 negócios, queda de 19% frente a 2016

Osvaldo Junior | 08/05/2017 18:28
Rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande; número de empresas abertas foi baixo em abril (Foto: Arquivo)
Rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande; número de empresas abertas foi baixo em abril (Foto: Arquivo)

O número de empresas abertas no Estado em abril foi o menor para o mês em 11 anos. Dados, divulgados na tarde desta segunda-feira (8) pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, mostram que foram constituídos 425 empreendimentos, o menor volume para o período, desde 2006, quando foram abertas 423 negócios.

“Vínhamos recuperando até então”, observa o presidente da Jucems, Augusto César Ferreira. O número de 425 empresas abertas é o menor na comparação com os demais meses deste ano: em janeiro (sazonalmente, considerado fraco para a atividade empresarial), foram 427; em fevereiro, 495; e, em março, 624.

O resultado de abril é 31% inferior ao de março e 19,8% menor que o de igual período de 2016, quando foram constituídas 530 empresas.

O presidente da Jucems acredita que o desempenho abaixo da média se relacione com a demanda maior dos contadores nos dias próximos ao encerramento das entregas das declarações do Imposto de Renda (IR) – o prazo se expirou dia 28 de abril.

“Nós tivemos, assim, essa concorrência. Os contadores tiveram procura maior para fazer as entregas de declarações e isso acabou afetando os processos de abertura de empresas”, disse.

Ferreira disse que vai aguardar o resultado deste mês para verificar se o desempenho de abril foi apenas circunstancial (decorrente da demanda gerada pela entrega dos IRs). “Vamos aguardar. Espero que tenha sido um problema pontual”, afirmou.

Nos siga no