Economia

No Dia dos Namorados, maioria vai comprar roupa gasto médio será de R$ 168

Nadyenka Castro | 28/05/2012 12:15

Pesquisa realizada pela Fecomércio MS e Instituto Fecomércio aponta que a economia de MS irá receber R$ 136 milhões em função da data

Mais de 16% dos consumidores querem descontos no preço; 14% vão em busca de promoção. (Foto: João Garrigó/ Arquivo)
Mais de 16% dos consumidores querem descontos no preço; 14% vão em busca de promoção. (Foto: João Garrigó/ Arquivo)

No Dia dos Namorados, maioria das pessoas vai comprar roupa, gastar R$ 168, pagar à vista, comemorar a data em casa e quer desconto. É o que aponta pesquisa realizada pela Fecomércio MS e Instituto Fecomércio – integrantes do Sistema Fecomércio MS – em parceria com Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros.

O levantamento foi realizado em 11 cidades - Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas - que, juntas, representam 62% do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a pesquisa, o sul-mato-grossense pretende gastar uma média de R$ 168,00 por presente, valor 71,4 % acima do registrado no ano passado quando o valor médio gasto por presente foi de R$ 98,00.

Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, ao aumento do valor é esperado, já que “pode ser explicado pela melhoria na renda como consequência da ampliação dos postos de trabalho e da diminuição das taxas de juro, já percebida pelo consumidor”.

Entre os 11 municípios pesquisados, os namorados de São Gabriel do Oeste é que vão desembolsar mais: R$ 246. Conforme o levantamento, 77% das pessoas entrevistadas na cidade irão fazer compras, o que representa R$ 2.081.538.

Na contramão de São Gabriel está Dourados. O município é onde os namorados irão gastar menos: R$ 82. Do total de entrevistados, 61% irá comprar presentes, acrescentando R$ 3.965.655 à economia local.

Em Campo Grande, 72% das pessoas questionadas irão às compras. Elas irão gastar, em média, R$ 116. Acréscimo de R$ 33.366.906 à economia de Mato Grosso do Sul.

Segundo os entrevistados, os presentes que serão comprados são roupas (16%), perfumes (14%), calçados (8%), chocolates (8%) e flores (8%), presentes típicos desta data. Ao serem questionados sobre o que querem receber de presente, os entrevistados sugeriram produtos semelhantes: perfume (14%), roupas (12%), calçados (9%), entre as suas principais escolhas.

A pesquisa indica que quase 74% dos consumidores vão comprar um presente e, desses, 60% pretendem pagar à vista.

“Para ao empresário, a notícia não poderia ser melhor já que esse ato diminuiu o risco de inadimplência”, afirma Edison Araújo. A intenção também demonstra que, mesmo com maior renda, os consumidores não querem ampliar o endividamento, sugerindo que “estão cada vez mais conscientes da sua administração financeira pessoal”.

Ainda segundo o levantamento, os consumidores vão comemorar este dia em casa (41% ). Para o diretor superintendente do IFMS, Thales de Souza Campos, essa preferência indica que o comércio varejista dos supermercados, conveniências, lojas de bebidas e afins, também será contemplado.

A comemoração em restaurantes será feita por 20% dos entrevistados; 8% irão para bares e boates e 6% em motéis. A casa dos pais é a opção de local para 8% dos consumidores, mesmo percentual dos que pretendem ir ao cinema (8%).

Outra percepção do consumidor mostrada pela pesquisa é sobre o que será decisivo na escolha do presente: mais de 16% dos consumidores querem descontos no preço; 14% vão em busca de promoção e 11% na forma de pagamento.

“É uma consequência de ir comprar e pagar à vista, em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito, pois eles precisam perceber que há um desconto do preço do seu presente”, afirma o pesquisador José Francisco dos Reis Neto. Sorteios, prêmios ou brindes atraem apenas 5% destes consumidores que irão comprar.

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