Economia

Natal de 2014 será pior dos últimos 10 anos, prevê governador eleito

Liana Feitosa e Luciana Brazil | 28/11/2014 14:22
Para governador eleito, economia ruim é problema nacional. (Foto: Marcos Ermínio)
Para governador eleito, economia ruim é problema nacional. (Foto: Marcos Ermínio)

O governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB) acredita que o Natal deste ano pode ser o pior dos últimos 10 anos para a economia de Mato Grosso do Sul. A afirmação foi feita na manhã de hoje (28) durante reunião com a administração do Banco do Brasil no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Segundo o Azambuja, essa realidade se repete em todos os estados brasileiros, considerando que o desaquecimento da economia é nacional. "Vivemos uma retração da economia, algo que é sentido claramente por causa do aumento do desemprego e a diminuição das vendas no comércio", explicou.

Para ele, se o Natal realmente for ruim para a economia, as finanças públicas serão impactadas diretamente. "Tanto nas receitas dos estados, como da União e dos municípios", completou.

Isso porque as verbas do Estado também precisam dar conta de outros gastos previstos para outro período. "São incrementos de programas, de cargos e carreiras, além do aumento do duodécimo dos poderes. Por isso, a equação deverá ter equilíbrio. Vamos ter agilidade para buscar o equilíbrio fiscal para cumprir inclusive esses compromissos que foram assumidos pelo atual governo", afirma.

Na ocasião, o governador eleito se mostrou preocupado com o pagamento da folha dos servidores porque, a partir de janeiro, haverá de R$ 15 a R$ 20 milhões a mais nas contas mensais do Estado, segundo ele.

Nos siga no