Economia

Mudanças diminuem a rentabilidade das cadernetas de poupança

Nyelder Rodrigues | 03/05/2012 20:57

A decisão do governo nacional em atrelar a remuneração da poupança à taxa básica de juros (taxa Selic) vai mudar os rendimentos de quem aplicar, a partir de sexta-feira (4), dinheiro na caderneta.

Conforme a presidente Dilma Roussef, a intenção é fazer com que o Brasil pratique taxas compatíveis às taxas praticadas nos principais mercados internacionais.

Para isso, foram adotadas novas regras, que vão ser usadas nos novos depósitos, o que isenta as mais de 100 milhões de cadernetas de poupanças já existentes.

Por enquanto, o rendimento continua fixo, em 6,17% ao ano (ou 0,5% ao mês) mais a Taxa Referêncial (TR), que é variável.

Porém, caso a taxa Selic, estipulada pelo Banco Central, passe a ser menor que 8,5%, o juros da poupança passa a ser atrelada a Selic, fazendo com que o rendimento seja variável. O valor será de 70% da Selic mais a TR.

Hoje, a Selic está fixada em 9% ao ano, porém, a expectativa de vários especialistas é que durante o decorrer dos meses, seguindo uma tendência da política econômica do governo Dilma, haja uma redução da taxa de juros que atinja marca inferior aos 8,5%.

Impactos - de acordo com o economista Aureo Torres, as mudanças foram feitas justamente em um momento em que a poupança se tornava uma aplicação mais rentável, o que para ele, prejudicou os pequenos e médios poupadores.

“Estava tendo uma grande migração para a poupança, e fizeram essas mudanças justamente para frear. O impacto principal, que é o menor rendimento do dinheiro poupado, será nacional, sem diferenças de região para região”, explica o Aureo.

Ainda conforme o economista, o governo se beneficia com a medida, já que outros fundos não ficam em desvantagem em comparação à poupança e fica mais fácil refinanciar as dívidas. “As pessoas não sabem, mas quem investe em títulos está emprestando dinheiro para o governo”, conta.

Quanto a uma possibilidade de fuga e retira de dinheiro das cadernetas, Torres a descarta. “O perfil de quem aplica em poupança é o do querer rentabilidade garantida e estabilidade. Essas características se mantêm”.

Nos siga no Google Notícias