Economia

MS fica fora do "Dia sem imposto", realizado hoje em todo país

Luciana Brazil | 23/05/2014 12:01

Neste ano, Mato Grosso do Sul ficou fora do dia nacional do desconto, que acontece hoje (23) em várias cidades do país. A ação faz parte do “Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos”, coordenado pela Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários). Diversos produtos são vendidos com descontos que chegam a 50% do valor total. De acordo com o vice-presidente do CJE-MS (Conselho de Jovens Empresários de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Correa, a nova diretoria, escolhida na última terça-feira (20), não teve tempo de aderir a ação, impossibilitando a participação do Estado.

Segundo o Rodrigo, para participar é preciso mais de 30 dias de preparação. “A logística é trabalhosa. É preciso enviar ofícios, entre outras tarefas. Portanto, não tivemos tempo hábil de nos preparar, já que a diretoria foi definida na última terça-feira”, explicou. A cada três anos, os12 membros responsáveis pelo Conselho são eleitos após criteriosa seleção, quer demora até 15 dias. “São analisados os currículos e os históricos de cada um”.

A eleição do CJE acontece, tradicionalmente, no mesmo período em que a Associação Comercial de Campo Grande realiza também escolha de seus membros. “Não houve preguiça ou falta de interesse. O problema foi a definição dos membros”.

O dia nacional de descontos é também uma forma de protesto, lembra Rodrigo.”O empresário que participa não deixa de pagar os impostos. Ele coloca a mão no bolso e tem que pagar. A ideia é mostrar os altos impostos”, disse o vice-presidente se referindo a tentativa de chamar a atenção das autoridades.

No ano passado, lojas de roupas, postos de gasolina e conceituados restaurantes de Campo Grande aderiram a dia do desconto. “Para o ano que vem a ação já está prevista no nosso calendário”, garante Rodrigo.

Na terça-feira, Marcos Silva foi eleito o presidente do CEJ, Rodrigo assumiu o cargo de vice-presidente e Paulo Eduardo será o 1° secretário do Conselho.

Nacional- Ao todo, 11 estados - Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins -participam do “Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos".
Além da venda com desconto, haverá também, em alguns locais, a exposição de produtos com valores sem e com impostos. O objetivo da ação, segundo a Conaje, é conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no Brasil.

Durante as ações, haverá a coleta de assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE), que propõe a simplificação fiscal por meio da redução do número de impostos.

Nos siga no Google Notícias