Economia

MS está entre os estados com mais acesso ao celular

Redação | 16/10/2010 07:23

Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com maior taxa de penetração do celular. Junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a taxa supera os 100%.

Os dados foram obtidos pela Onu em um estudo a respeito do acesso à população mundial às tecnologias da comunicação. A pesquisa revelou que, no Brasil, algumas regiões têm maior acesso que outras.

O Distrito Federal é a região em que mais se usa o celular. A média é de 159%, valor maior que Alemanha, Itália, Holanda e Noruega.

No Maranhão, apenas 44% da população tem acesso a celulares, bem abaixo que a média mundial que é de 68%.

Disparidades - O preço que o brasileiro paga para ter acesso às tecnologias da comunicação é o mais caro entre os países emergentes. O celular, por exemplo, tem um custo 3 vezes superior à média dessas localidades.

No Brasil, por um pacote de telefonia celular com 165 minutos de conversa, 174 sms, um download de 2,1 megabytes de dados custa em média US$ 120. O valor é equivalente ao do Zimbábue e superior ao pago na Venezuela, Turquia, Nicarágua, Angola, Gabão ou México.

Em alguns países como Índia, Paquistão, Bangladesh e China, a população paga apenas um sexto do que é cobrado de um brasileiro para usar o celular.

Em média, o custo do celular no mundo é de 5,7% da renda da população. Nos países ricos, é de 1,2%. Nos emergentes, chega a 7,5%. No Brasil, a taxa conseguiu cair de 7,5% da renda em 2008 para 5,66% em 2009.

Essa queda, no entanto, ainda não é suficiente para sanar as disparidades no uso das tecnologias no âmbito regional brasileiro.

Nos siga no Google Notícias