Economia

Mototaxistas terão linha de crédito para financiar motos

Marta Ferreira | 15/05/2014 16:16
Nova linha de crédito para mototaxistas foi anunciada em reunião nesta manhã. (Foto: Farid Fahed/Prefeitura de Campo Grande)
Nova linha de crédito para mototaxistas foi anunciada em reunião nesta manhã. (Foto: Farid Fahed/Prefeitura de Campo Grande)

O programa Credigente, que oferece financiamento a juros baixos, em Campo Grande, vai destinar recursos para os mototaxistas comprarem veículos novos. É o que ficou decidido hoje durante reunião entre 120 representantes da categoria e o diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Cícero Ávila.

Segundo o que ficou acordado, os mototaxistas terão até R$ 9 mil de crédito, podendo financiar até 100% de uma moto nova, em 12 até 36 parcelas com juros de 1,5%. Para fazer o pagamento em dia, os juros serão de 1,3%. Já os auxiliares, mototaxistas que trabalham sem moto própria, terão crédito de até R$ 5 mil

A previsão de Ávila é de que até o fim do mês a linha de crédito esteja implantada. “Hoje, tivemos uma reunião muito positiva com a categoria. Houve um debate franco e uma participação maciça deles. Essa é a marca de nossa administração, o diálogo social”, destacou.

Para contrair os empréstimo, será preciso estar com nome limpo. Além disso, vai ser definido um outro critério condicionante, que poderá ser renovação do alvará de mototaxista, a alienação fiduciária ou a apresentação de um avalista.

Bem vinda - O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Dorvair Boaventura, afirmou que os profissionais têm dificuldade de encontrar uma boa linha de crédito. na opinião dele, o Credigente ajudará a melhor a qualidade do serviço prestado e de vida da classe. “Este crédito é de extrema importância, só trará benefícios. Espero que a administração municipal continue assim, melhorando a vida de todos nós”, refletiu.

Qualificação - Além da linha de crédito, durante a reunião foi proposta a realização de ações ue os mototaxistas se qualifiquem para dar melhor atendimento à população e aos turistas que visitam a cidade. “O mototaxista necessita de capacitação profissional. Queremos oferecer cursos de língua inglesa e espanhola, pois muitos turistas vêm a Campo Grande e utilizam este serviço. Vamos mudar a imagem da categoria positivamente”, ressaltou.

A Funsat informou que enviará pesquisadores para os pontos de mototáxis com o intuito de fazer questionários para compreender o perfil socioeconômico, escolaridade, entre outras coisas. Com os dados em mãos, segundo a fundação, a intenção é ter subsídios para desenvolver ações para melhorar o serviço da categoria.

Nos siga no