Economia

Missão empresarial do Paraguai visita MS nesta quarta

Redação | 26/10/2010 14:14

Um grupo de empresários do Paraguai estará em Campo Grande nesta quinta-feira para assinatura de convênio para ampliar a pauta de exportações entre Mato Grosso do Sul e o país de fronteira. O governador André Puccinelli recebe a missão pela manhã, e à tarde a Fiems (Federação das Indústrias em Mato Grosso do Sul) promove rodada de negócios.

A missão traz a Mato Grosso do Sul empresários dos setores de alimentos processados, carnes de aves e bovinas, cerâmico, construção civil, sucroenergético e vestuário.

Na semana passada, empresários sul-mato-grossenses participaram do 12º Congresso de Supermercados Paraguaios.

De acordo com o Radar Industrial da Fiems, o Paraguai ocupa a 20ª posição no ranking de exportações de produtos sul-mato-grossenses, somando US$ 20,3 milhões de receita com a venda de minerais, alimentos e bebidas e siderurgia.

No que diz respeito à importação, o país vizinho é o 12° fornecedor, com US$ 28,8 milhões de receita com a compra de trigo, produtos do complexo soja e produtos alimentícios.

O termo de cooperação para ampliar o comércio bilateral entre as duas regiaos será assinado às 10h30 na Governadoria. A partir das 14 horas, a Fiems promove o Seminário Panorama de Mato Grosso do Sul e o Encontro de Negócios do Estado com o Paraguai.

Serão realizadas rodadas de negócios, além de amostra de produtos paraguaios nos segmentos alimentos processados, carnes de aves e bovinas, cerâmico, construção civil, sucroenergético e vestuário.

A Fiems vai realizar ainda apresentações sobre as oportunidades de negócios no Estado, como os setores sucroenergético e florestal.

O encontro nesta quarta-feira terá presença do embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos; ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco Rivas Almad; presidente do Centro de Importadores do Paraguai, Max Haber, entre outras lideranças empresariais.

Nos siga no Google Notícias