Economia

Mato Grosso do Sul perde fábrica da Toyota para Sorocaba

Redação | 15/07/2008 12:02

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, anunciou hoje a construção da segunda fábrica de automóveis Toyota no Brasil, mas em Sorocaba (SP). Mato Grosso do Sul também pleiteava a montadora, inclusive, com reuniões entre o governador André Puccinelli e membros da diretoria, no Brasil e no japão.

A declaração foi feita após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Toyota no Mercosul, Shozo Hasebe, no Palácio do Planalto. A ironia é que Puccinelli recebeu a notícia em Brasília, onde tem audiência com Lula, como presidente do Codesul. 

A construção da fábrica, em Sorocaba começará em 2009, conforme estimativa do governo federal, e a produção dos veículos, somente em 2011. A expectativa é de que ao final do primeiro ano sejam produzidos 150 mil veículos de pequeno porte, destinados ao mercado interno e à exportação. Estima-se que sejam gerados 2,5 mil empregos diretos.

Embora negue que foram discutidos os valores a serem investidos na construção da fábrica, o ministro Miguel Jorge estima que os investimentos fiquem entre US$ 600 e US$ 700 milhões. Segundo ele, o presidente Lula demonstrou interesse de que os veículos sejam exportados para América Latina e África.

Antes de optarem por construir a segunda fábrica também em São Paulo, os executivos da empresa se reuniram com governadores de outros estados.

Disputa - Outros quatro estados concorriam para receber a fábrica no Brasil. Puccinelli foi pessoalmente à fábrica no Japão, em Nagoya, para defender a instalação em solo sul-mato-grossense. O governador afirmou que cobriria as propostas de outros locais.

Hoje, a Toyota tem uma fábrica em Indaiatuba (SP) com capacidade de produção de 67 mil unidades. Mesmo com a capacidade de produzir esgotada, só agora a empresa confirmou a instalação de uma segunda fábrica no País. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias