Economia

Mapa multa frigoríficos por excesso de água em frango

Redação | 03/06/2008 13:58

Duas empresas que atuam com abate de frango em Mato Grosso do Sul foram autuadas pelo Departamento de Produtos de Origem Animal do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) por excederem a quantidade estabelecida de água nas carcaças de frango congelado. O limite permitido é de 6% de água nas carcaças após o descongelamento e uma das empresas aplicava até 11%.

Foram autuadas as empresas Doux Frangosul Agro Agrícola e Diplomata Industrial Comercial. A Doux Frangosul passou por duas fiscalizações. Em uma foi apurado que a quantidade de água chegava a 6,58% e em outra a 8%. A Diplomata chegava aplicar 11,40%.

Conforme o Mapa, as empresas terão que adaptar-se à legislação para não ficarem sob regime de fiscalização especial, que inclui a suspensão das atividades até a correção dos problemas identificados. Hoje, uma empresa de Santa Catarina, a Viper, e a Atibaia, de São Paulo, estão sob regime de fiscalização especial.

Além de Mato Grosso do Sul, foram fiscalizadas outras 27 empresas em sete estados. O excesso de água nas carcaças de frango é considerado pela legislação fraude econômica.

Nos siga no Google Notícias