Economia

Lula pode confirmar fábrica da Petrobras em Três Lagoas

Redação | 03/02/2010 15:35

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá oficializar a implantação da mega fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas ainda em fevereiro. Ele irá ao município, localizado a 339 quilômetros da Capital, participar da inauguração da fábrica de celulose da VCP no dia 19 deste mês.

Durante reunião hoje com a equipe de seis técnicos da Petrobras na Governadoria, o governador André Puccinelli (PMDB) e a prefeita Simone Tebet, ambos do PMDB, discutiram detalhes da desapropriação e doação da área de 340 hectares para a estatal.

Após o encontro, Simone ressaltou que a instalação do empreendimento ainda não foi confirmado no município. Chegou inclusive a destacar que os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo possuem chance de atrair o mega empreendimento. Ela destacou que a chance de ser em Mato Grosso do Sul é de "80%".

Empreendimento - De acordo com Simone Tebet, a fábrica deverá gerar de 6 mil a 8 mil empregos, mais do que a fábrica de papel e celulose da VCP. Somente na fase de construção, de acordo com técnicos da Petrobras serão 7 mil empregos diretos.

Técnicos vão começar a analisar os fatores ambientais, infraestrutura e sócio econômico de Três Lagoas. Apesar de destacar que a Petrobras ainda não bateu o martelo, a prefeita ressaltou que se a fábrica for em Mato Grosso do Sul, a cidade escolhida será Três Lagoas.

A escolha do município já foi confirmada até pelo ministro da Agricultura, Reinold Stephanes. Contudo, a Petrobras insiste que a cidade ainda não foi aprovada pelo conselho da estatal.

Além disto, o Governo do Estado já oficializou a concessão de incentivos fiscais e tributários e a doação do terreno. A empresa até definiu a área onde será construída a fábrica em Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias