Economia

Lula confirma demissão de presidente do Banco do Brasil

Redação | 08/04/2009 09:46

O presidente Lula confirmou hoje a saída do presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto.

"A redução do spread bancário, neste momento, é uma obsessão. O Guido Mantega [ministro da Fazenda] sabe disso, o Banco do Brasil e a Caixa sabem disso", justificou Lula se referindo ao altos juros bancários, apesar de não deixar claro que esse foi o motivo do afastamento.

O governo federal já havia anunciado que os bancos oficiais seriam os primeiros a "dar exemplo" e reduzir significativamente os índices.

A pressão ocorre desde o ano passado para reduzir juros e o spread bancário, que é a diferença entre o custo de captação do dinheiro e a taxa cobrada nos empréstimos aos clientes.

Segundo o Jornal Folha de São Paulo, em 2008, o lucro do Banco do Brasil teve um crescimento de 74% em relação ao de 2007 e ficou R$ 8,8 bilhões, estabelecendo um novo recorde.

Lula disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega dará, no início da tarde, entrevista para falar sobre a saída do presidência do BB.

Lima Neto de ser substituído provisóriamente pelo vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo do BB, Aldemir Bendine. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias