Economia

Longen participa de assinatura para estímulo de empresas

Redação | 27/07/2010 19:19

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, destacou, hoje, em Brasília (DF), a importância para o setor industrial de Mato Grosso do Sul a MP (Medida Provisória) de incentivo à inovação tecnológica assinada pelo presidente Lula, para estimular a inovação industrial brasileira e que isenta de tributos os recursos públicos não reembolsáveis repassados a projetos de subvenção econômica.

Segundo Longen, a medida é importante para o desenvolvimento industrial, principalmente em Mato Grosso do Sul, que ainda necessita desse tipo de inovação. Ele foi a Brasília junto com a comitiva capitaneada pelo presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Robson de Braga Andrade.

Com a Medida Provisória, não será mais cobrado imposto dos recursos repassados a empresas que tiveram projetos de inovação selecionados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

A participação na assinatura da MP marca o posicionamento da Fiems na questão de inovação industrial, pois é necessário aumentar a competitividade das empresas do estado via inovação.

Sérgio Longen recorda que na época a CNI apresentou ao presidente Lula as reivindicações do setor na área de inovação tecnológica. Com base nessa reunião é que foi elaborado o programa apresentado nesta terça-feira ao setor empresarial, que destinará R$ 550 milhões para projetos de inovação das empresas em todo o país.

Além disso, Lula apresentou incentivos governamentais para fortalecer a atividade industrial, como é o caso da utilização do poder de compra da União. Também entre as medidas anunciadas pelo presidente está o lançamento do edital do Ministério da Ciência e Tecnologia no valor de R$ 50 milhões para estruturação de núcleos de inovação nos estados.

A criação dos núcleos é uma das ações da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), criada pela CNI para estimular o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a relação da indústria com o governo federal na concepção de políticas públicas de apoio à inovação. A MEI também visa à consolidação da cultura inovadora nas empresas.

Nos siga no Google Notícias