Economia

Leilão de trigo prevê negociar mil toneladas nesta quinta-feira

Caroline Maldonado | 05/11/2014 07:07
Conab realiza amanhã o quinto leilão de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) de trigo, deste ano (Foto: Canal do Produtor)
Conab realiza amanhã o quinto leilão de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) de trigo, deste ano (Foto: Canal do Produtor)

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizará nesta quinta-feira (6) o quinto leilão de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) de trigo, deste ano. Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), está prevista a comercialização de mil toneladas do grão de produtores de Mato Grosso do Sul.

Ao todo o leilão, contemplará 211 mil toneladas de trigo em grãos da safra 2014/2015, também dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo. De acordo com o Mapa, para receber o prêmio o produtor ou cooperativa deve vender o produto para qualquer Estado das regiões Norte e Nordeste até 11 de dezembro. Para ter direito ao prêmio, os participantes devem comprovar a venda e o escoamento para os locais determinados em edital.

A comprovação do escoamento deve ser feita até 5 de maio de 2015. Estão previstas negociações de 100 mil toneladas para o Paraná, cinco mil toneladas de São Paulo, 100 mil toneladas do Rio Grande do Sul e cinco mil toneladas de Santa Catarina.

O leilão de Pepro é uma subvenção econômica paga ao produtor rural ou cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estabelecido pelo Governo Federal e o valor do Prêmio Equalizador arrematado em leilão, obedecida a legislação do ICMS vigente em cada Estado.

Nos siga no