Economia

Justiça suspende embargo aos dois portos do Paraná

Redação | 09/07/2010 06:09

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) informa que na última madrugada conseguiu liminar para retomar atividades dos Portos de Paranaguá e Antonina.

A decisão suspendendo o embargo determinado pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) foi proferida pelo juiz federal de Paranaguá, Marcos Josegrei da Silva.

Ele determinou que o Ibama retire imediatamente os lacres dos navios e dos equipamentos,caso contrário a própria Appa está autorizada a fazer isso e restabelecer a atividade portuária.

Na liminar, o magistrado determina que a Appa apresente em 30 dias um cronograma ajustado com o Ibama para regularização das questões levantadas. A interdição, nesta quinta-feira, ocorreu por conta de descumprimento em termos firmados entre a administração e o órgão ambiental. O Ibama fixou multa de R$ 4,8 milhões.

O superintendente da Appa, Mário Lobo Filho, dará entrevista coletiva hoje às 10 horas (horário local), em Paranaguá.

O porto de Paranaguá é o segundo maior do País e responsável pelo escoamento de 60% da safra de grãos de Mato Grosso do Sul. Neste momento a preocupação é com o escoamento da safrinha de milho, que está sendo colhida. O Estado precisa escoar 2 milhões de tonadas do grão.

Para caminhoneiros que pernoitam no porto, a expectativa é que a ação do Ibama reflita em melhoria das condições, consideradas degradantes.

Nos siga no Google Notícias