Economia

Insegurança no emprego derruba intenção de compra na Capital

Anny Malagolini | 17/08/2016 17:18

A Intenção de Compras das Famílias campo-grandenses (ICF) no mês de agosto, é a menor dos últimos três meses. A insegurança quanto ao emprego é apontada como o principal fator para a queda, cde acordo com a pesquisa mensal da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

A avaliação é realizada por pontos, e de julho para o gosto, o índice do levantamento caiu de 65,4 pontos para 63,3 pontos. Neste mês, 30,9% apontaram que se sentem menos seguros que em igual período do ano passado e 14,8% mencionam estar desempregados.

Em relação ao nível atual de consumo, 68% da população demonstraram uma piora no consumo, na comparação ao mesmo período do ano passado. De modo que dentre os principais itens que contribuíram para esse resultado, está o comportamento voltado à compra de bens duráveis, uma vez que parcela significativa da população, 74,9%, acredita que o atual momento não seria o mais adequado para realizar a compra desses bens.

Ainda de acordo com a pesquisa, 44,4% não alimentam perspectivas de melhoras profissionais para os próximos seis meses, frente a 39,3% que se mantém otimistas. Sobre a situação da renda atual, 41% dizem ter piorado; para 13,5% houve melhoras e 44,8% apontam estagnação.

Nos siga no Google Notícias