Economia

IBGE divulga atividades previstas para 2015 em Mato Grosso do Sul

Vanda Escalante | 26/02/2015 19:05

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da unidade estadual de Mato Grosso do Sul, divulgou este mês suas metas e programação de atividades para o Estado no de 2015, incluindo a coleta dados de pesquisas estruturais (com periodicidade acima de um ano) e conjunturais (periodicidade inferior a um ano).

Entre as ações previstas, está a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015, que investiga, de forma permanente, características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento, e habitação entre outras. O levantamento dessas estatísticas constitui, ao longo dos 45 anos de realização da pesquisa, um importante instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil.

Também será realizada a PNAD Contínua, para levantar dado relativos à força de trabalho. Já a Pesquisa Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos 2015 (estrutural)tem por objetivo atualizar o mapa e a lista de endereços e o nome e telefone dos moradores, dos setores do município, de modo a subsidiar, futuramente as pesquisas e censos da Instituição. Nas escolas, será feita a PeNSE 2015 (Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar), cuja coleta será iniciada em abril.

Junto aos cartórios, será realizada a Pesquisa do Registro Civil 2015: coleta de informações sobre os fatos vitais ocorridos no País, reunindo a totalidade dos registros dos nascidos vivos, óbitos e óbitos fetais, bem como dos casamentos, informados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, além de informações sobre as separações e os divórcios declarados pelas Varas de Família, Foros, Varas Cíveis e Tabelionatos.

Será efetuada ainda a Pesquisa Agrícola Municipal, que consiste na coleta informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção dos produtos das culturas temporárias e permanentes. O planejamento ainda prevê o LSPA 2014/2015 (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), para obter informações mensais sobre previsão e acompanhamento de safras agrícolas, com estimativas de produção, rendimento médio e áreas plantadas e colhidas, tendo como unidade de coleta os municípios.

Para a PEVS (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura) será pesquisada a quantidade e o valor da produção decorrente dos processos de exploração dos recursos vegetais nativos e dos maciços florestais plantados. Já a Pesquisa de Estoques 2015 procederá a coleta de informações sobre o volume e a distribuição espacial dos estoques de produtos agropecuários prioritários e onde é feita a sua guarda, tendo como unidade de coleta os estabelecimentos que se dedicam a prestação de serviços de armazenagem e estocagem a seco ou que tenha a guarda de produtos agropecuários ou derivados.

Sobre a Produção da Pecuária Municipal, os dados serão obtidos pela Rede de Coleta do IBGE, mediante consulta a entidades pública e privada, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária. O efetivo dos rebanhos tem como data de referência o dia 31 de dezembro do ano em questão.

O IBGE realizará ainda este ano a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) e a PAC (Pesquisa anual do Comércio), com o objetivo de coletar as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no país e suas transformações no tempo. Já a PMS (Pesquisa Mensal dos Serviços)e a PAS (Pesquisa Anual dos Serviços) vão representar a principal fonte de dados sobre a estrutura dos serviços empresariais não financeiros, fornecendo informações relevantes para os planejamentos público e privado.

Am PIM (Pesquisa Mensal da Industria) e a PIA (Pesquisa Anual da Indústria) formam um conjunto de informações econômico-financeiras que permitem estimar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.

O IBGE pesquisa ainda o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o IPCA, bem como alimenta o Sistema Nacional de Índices de Preços da Construção Civil. A partir de 1997 ocorreu a ampliação do Sistema, que passou a abranger o setor de saneamento e infra-estrutura. Tem como unidade de coleta os fornecedores de materiais de construção e empresas construtoras do setor. O Sistema é produzido em convênio com a Caixa Econômica Federal.

Essas e outras pesquisas estarão sendo coletadas pelos técnicos do IBGE no curso deste ano de 2015, nos municípios sede de Agências: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, assim como nos outros 68 municípios jurisdicionados a estas Agências. Mais informações podem ser obtidos pelo telefone 0800-721-8181.

(Com Assessoria)

Nos siga no Google Notícias