Economia

Horário de Verão termina com economia de apenas 0,5%

Redação | 19/02/2010 17:57

Em vigor há 4 meses, o horário de verão acaba para os sul-mato-grossenses à 0h do próximo domingo, assim como para moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal.

Ao acordar no dia 21, será preciso atrasar os relógios em 1 hora.

Apesar da mudança considerável na rotina de quem teve de adiantar os relógios em outubro, ao inicio do horário de verão, a analise do grupo Rede, controlador da Enersul, é de economia em 2010 foi pouco representativa em Mato Grosso do Sul, apenas 0,5 %,.

Os 126 dias de luminosidade natural até por volta das 20h teve como resultado apenas redução equivalente a um mês de abastecimento de uma cidade como Sidrolândia, onde vivem pouco mais de 38 mil habitantes.

No entanto, a justificativa para a continuidade das edições do horário especial é de que em momentos de pico o consumo baixa consideravelmente, o que impede problemas como queda de energia por sobrecarga do sistema.

"Na região Sudeste / Centro Oeste a redução de demanda no horário de ponta, que ocorre entre 17h e 22h, deverá ser de 4,5%, equivalente à demanda no horário de ponta da cidade de Ponta Porã", prevê a Enersul, dois dias antes do fim do horário de verão.

A mudança agora ocorrerá todos os anos no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias