Economia

Grupo chinês estuda instalar indústria de componentes elétricos em MS

Jorge Almoas | 10/03/2011 16:59
Chineses dominam setor de produção de energia elétrica e de componentes para redes de transmissão (Foto: Rachid Waqued/Subsecom)
Chineses dominam setor de produção de energia elétrica e de componentes para redes de transmissão (Foto: Rachid Waqued/Subsecom)

Um grupo de empresários chineses se reuniu ontem com o governador André Puccinelli e a concessionária de energia elétrica do Estado, a Enersul, para compartilhar o interesse na instalação de uma indústria de componentes elétricos em Mato Grosso do Sul.

Representantes da China Three Gorges Corporation se mostraram interessados no potencial do Estado para o setor de energia elétrica, considerando a instalação da indústria de fertilizantes da Petrobrás e das fábricas de celulose e papel no leste do Estado.

De acordo com o vice-presidente do grupo chinês, Lin Chuxue, a empresa mantém projetos na Ásia Central e Europa, e procura parceria para atuar na América do Sul.

“O Brasil dispõe de recursos naturais muito ricos em razão de geração de energia”, afirmou Chuxue. Um dos projetos do grupo chinês é de uma usina hidrelétrica subterrânea na represa de Três Gargantas, localizado em Yichang, província de Hubei, na China Central.

Na China, segundo a assessoria de imprensa da Enersul, os empresários atuam tanto na produção de energia quando na fabricação dos componentes utilizados em linhões e redes de transmissão. Atualmente, todos os componentes empregados no Centro-Oeste e Norte do Brasil são adquiridos em São Paulo.

Com a instalação da indústria, o custeio da ampliação e manutenção do setor elétrico seria menor.

Nos siga no