Economia

Governo publica decreto para apoiar comércio de carvão vegetal em MS

Caroline Maldonado | 30/07/2015 09:47
Governador Reinaldo Azambuja assinou decreto ontem (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Governador Reinaldo Azambuja assinou decreto ontem (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Atendendo solicitação do setor da indústria de carvão, o Governo do Estado publicou hoje (30) decreto que isenta, por prazo indeterminado, a TMF (Taxa de Transporte e Movimentação de Produtos e Subprodutos Florestais), incidente sobre as operações do produto com finalidade industrial.

A medida é uma resposta ao setor, pois em abril o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), recebeu representantes do Sindicarv (Sindicato das Indústrias e dos Produtores de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul). “Queremos apoiar o setor, sendo sensível e parceiro da categoria. Nosso objetivo é fomentar a atividade para gerar emprego e renda para os trabalhadores do setor”, disse o governador, durante a assinatura do decreto, ontem (29).

Os produtores reclamavam da retração do mercado do carvão vegetal, que gerou o fechamento de postos de trabalho e desvalorização no preço do produto, na avaliação dos sindicalistas. Para o presidente do Sindcarv, Marcos José Brito, essa ação do governo é considerada um divisor de águas para a categoria. “Tudo isso que o governador Reinaldo está fazendo pelo setor de carvão industrial dá um novo estímulo e confiança ao produtor, e principalmente, recoloca o carvão no status de livre comércio dentro de MS”, disse. 

Nos siga no