Economia

Governo cancela benefícios fiscais de indústria após descumprimento de acordo

Bruno Chaves | 18/06/2014 12:42

Despacho do governador André Puccinelli, publicado na edição de hoje (18) do Diário do Oficial do Estado, cancela termo de acordo que prevê concessão de benefícios fiscais à Filizola Pesagem e Automação, indústria destinada à produção de balanças. Conforme a publicação, a empresa descumpriu obrigações tributárias, entre outros.

O despacho lembra que o Termo de Acordo n. 518/2004 foi firmado em 5 de agosto de 2004 com o objetivo de conceder benefícios fiscais para a implantação de uma unidade industrial da Filizola, que tem sede em São Paulo (SP), em Campo Grande. Na Capital, a empresa produzia balanças, processadores de alimentos e equipamentos para o comércio, indústria e lar.

Conforme o documento, o Estado possui provas de que a unidade descumpriu o Termo de Acordo quando às obrigações tributárias, com lavraturas de Autos de Infração, Termos de Transcrição de Débitos e omissões no recolhimento de multas, entre outros, sendo que a inscrição estadual se encontra cancelada.

Antes de suspender os incentivos fiscais, o Estado deu prazo de 20 dias para a empresa tomar ciência da situação e apresentar defesa. A resolução com o aviso foi publicada no Diário Oficial do Estado, mas a Filizola “se manteve inerte”.

Dessa forma, a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) propôs o cancelamento do termo de acordo, uma vez que a ocorrência é de natureza tributária, e o governador optou por acatar a sugestão.

“À vista de tudo que dos autos consta, acolho as razões expendidas e conclusivas do Secretário de Estado de Fazenda, e decido pelo cancelamento do Termo de Acordo n. 518/2004, celebrado entre a empresa […] e o Estado”, diz o despacho.

Nos siga no Google Notícias