Economia

Frigorífico fechado há 16 anos será ativado em Dois Irmãos do Buriti

Nyelder Rodrigues | 04/10/2017 22:56

Construído há 16 anos em Dois Irmãos do Buriti com recursos de emendas parlamentares, o frigorífico de peixes será ativado com apoio do Governo do Estado e da prefeitura local. A unidade não chegou a operar e ficou abandonada desde então.

Na época, a promessa era de desenvolvimento e geração de emprego e renda na região, o que, agora, pode se tornar real com os esforços do poder público para que a indústria entre finalmente em atividade.

Com capacidade de abate de seis tonadas de pescado/dia, o frigorífico de peixes está instalado no assentamento Paulo Freire. De acordo com o gerente da Indústria de Pescado Buriti, Jonas Pereira, a expectativa é que o empreendimento inicie as atividades em fevereiro de 2018, gerando até 40 empregos diretos, além dos indiretos.

Para isso, foi repassado nesta quarta-feira (4) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, R$ 405,8 mil do FAI (Fundo Estadual de Apoio à Industrialização) para compra de maquinários para o frigorífico.

O empreendimento é da prefeitura de Dois Irmãos, mas está concessionado à Indústria de Pescado Buriti. "A piscicultura é uma atividade econômica estritamente viável em Mato Grosso do Sul. Por isso é inconcebível que uma obra dessas esteja paralisada há 16 anos", frisa Reinaldo.

Atualmente, 60% do pescado consumido em Mato Grosso do Sul vem de estados como Mato Grosso e Rondônia. Para o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o mercado interno pode ser conquistado pelo produtor local.

"A Agraer vai fomentar em toda a região a produção de peixes. Vamos levar conhecimento, reunir pequenos produtores e mostrar que a piscicultura é lucrativa e um bom negócio”, explica o chefe da Agraer.

Nos siga no Google Notícias