Economia

Força-tarefa flagra "gato" em 12 imóveis no Carandá Bosque

Fiscalização foi realizada nesta sexta-feira em bairro de classe média alta em Campo Grande

Gabriel Neris | 09/11/2018 18:41
Equipes da Energisa durante ação de fiscalização no Carandá Bosque (Foto: Danielle Valentim)
Equipes da Energisa durante ação de fiscalização no Carandá Bosque (Foto: Danielle Valentim)

A Energisa, concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, encontrou 12 irregularidades na operação contra “gatos”, ligações clandestinas de energia. A ação foi realizada nesta sexta-feira (9) no Carandá Bosque, bairro de classe média alta.

Todos os casos envolvem furtos de energia. Ao todo, 30 locais foram alvos da fiscalização. Entre os que apresentavam irregularidades estava a emissora de rádio Impacto MS.

A operação ocorreu em parceria com a 3ª Delegacia de Polícia, situada no mesmo bairro. De acordo com a Energisa, quatro pessoas foram levadas para a delegacia para prestar esclarecimentos.

As equipes avaliam três formas diferentes de fraudar o sistema de energia. Uma delas é através de um “jumper” no sistema, no qual a energia não circula no medidor e sim em uma “ponte”. Outra forma acontece ao quebrar o medidor e puxar os fios para fazer o gato.

Além dessas duas formas, consumidores também invertem os dispositivos de entrada e saída do medidor, conhecido como “inversão de fase”.

Conforme a concessionária, os equipamentos são retirados para análise técnica e depois enviados para o Inmetro. A operação foi motivada por denúncias da população.

Nos siga no