Economia

Financiamento para pessoa física tem mais transparência

Redação | 03/03/2008 10:30

Entra em vigor hoje (3) o Custo Efetivo Total (CET), uma nova regra válida para financiamentos de pessoas físicas, que permitirá ao consumidor comparar o custo  final de um produto em vários fornecedores diferentes e torna essas operações mais transparentes.

Por essa regra, em todas as operações de crédito, como leasing e crediário em lojas, as instituições financeiras devem informar em uma única taxa o custo total do produto, considerando juros, tributos, tarifas (como a de abertura de crédito), seguros e outras despesas cobradas dos clientes. A regra foi definida na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro do ano passado.

A nova norma também estabelece que a instituição deve assegurar, na hora da contratação, que o cliente ficou ciente de todas os itens considerados no cálculo da CET. Os anúncios publicitários também devem conter, de forma clara e legível, o CET.

No cálculo do CET não entram taxas flutuantes, índice de preços e outros referenciais de remuneração cujo o valor seja alterado no decorrer do prazo da operação. Mas essas informações devem ser divulgadas juntamente com o CET.

 

Nos siga no Google Notícias