Economia

Fim da isenção do IPI lota concessionárias

Redação | 17/06/2009 09:00

A proximidade do fim da isenção do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) sobre carros novos promoveu uma corrida às concessionárias nestes últimos dias. Já há fila de espera para alguns modelos e a previsão é que outros também faltem em breve.

A isenção do IPI, que provocou barateamento de 7% a 10%, dependendo do modelo, vigora até o dia 30 de junho. Além do preço reduzido, a volta dos prazos mais longos para financiamento e juros a partir de 0,59% (em 24 meses) até 1,5%, também animam o consumidor, acredita o gerente da Perkal, Carlos Villa Maior.

A combinação destes fatores faz com que alguns modelos já estejam em falta. "Não temos disponibilidade imediata da S-10 flex. Da linha popular ainda temos para entrega imediata porque procuramos reforçar nossos estoques, mas possivelmente irá faltar algum produto", prevê o gerente.

Segundo ele, nesta semana a loja está recebendo um fluxo 30% maior de clientes, uma média de 50 ao dia com taxa de aproveitamento (clientes que compram) de 41%. "Hoje estamos dando início a um feirão na loja e esperamos movimento ainda maior", diz.

O presidente do Sincovems (Sindicato das Concessionárias de Veículos de Mato Grosso do Sul), Luiz Antônio de Souza Campos, afirma que a expectativa é que o governo não prorrogue a isenção do IPI. Segundo ele, o movimento já está 20% maior neste mês que em maio e a previsão é que na segunda quinzena seja ainda mais forte.

"Nossa orientação é que as pessoas se antecipem porque pode faltar alguns modelos", afirma.

Nos siga no Google Notícias