Economia

Fazendas do Pantanal terão tecnologia para medir nível de sustentabilidade

Software pode promover abertura de mercado para a carne brasileira e aumentar a produção por hectare

Jones Mário | 23/09/2019 12:49
Corumbá, município pantaneiro, tem 1,8 milhão de cabeças de gado (Foto: Divulgação/Mapa)
Corumbá, município pantaneiro, tem 1,8 milhão de cabeças de gado (Foto: Divulgação/Mapa)

Já em fase de introdução em Mato Grosso, ferramenta desenvolvida para medir o nível de sustentabilidade da atividade agropecuária na região do Pantanal será implantada também em Mato Grosso do Sul. A tecnologia, batizada como FPS (Fazenda Pantaneira Sustentável), pode promover abertura de mercado para a carne brasileira e aumentar a produção por hectare.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, a ferramenta foi desenvolvida pelas seções Pantanal e Informática da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O software de lógica difusa (fuzzy) utiliza três indicadores – ambiental, econômica e social – para avaliar se as propriedades rurais são sustentáveis, de olho em ampliar o potencial produtivo da região pantaneira.

O gado de corte criado de maneira extensiva monopoliza a economia em torno do Pantanal. Conforme dados de 2018 da PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), desenvolvida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município pantaneiro de Corumbá é vice-líder no ranking de maiores rebanhos bovinos do Brasil, com 1,8 milhão de cabeças. A paraense São Félix do Xingu encabeça a lista, com 2,3 milhões.

O FPS tem adesão voluntária. Em Mato Grosso, foram selecionadas 15 fazendas para treinamento da aplicação do software. De Mato Grosso do Sul foram 12 propriedades escolhidas.

A ferramenta é moldável a qualquer bioma. A Embrapa planeja levar a ideia para produtores de outras regiões, inclusive fora do Brasil.

A instituição de pesquisa trabalhou em conjunto com o Banco do Brasil, que deverá abrir duas novas linhas de crédito de baixo custo para produtores com indicadores sustentáveis de produção na tecnologia.

O FPS ainda permite o aproveitamento de todo o potencial produtivo da fazenda a partir do uso de diferentes ferramentas como inseminação artificial, rotação de pasto, recuperação de pastagens nativas. O programa também identifica outras potencialidades para agregar valor e gerar renda, como fazendas com paisagens mais bonitas incentivadas a explorar turismo rural.

Pantanal - Considerado uma das maiores planícies úmidas contínuas do mundo, o Pantanal fica na bacia hidrográfica do Alto Paraguai e se estende por 138 mil km². Do total, 65% da área fica em Mato Grosso do Sul e os outros 35% em Mato Grosso.

Nos siga no